Essa interessante e curiosa Capela Católica localizada na cidade de Sedlec na República Checa ou Tcheca ganhou notoriedade por ter ossos como decoração no teto, nas paredes, arcadas e praticamente em todo lugar. Estima-se que esse ossuário tenha de 40.000 a 70.000 esqueletos muitos dos quais tiveram seus ossos artisticamente dispostos para formar a decoração da capela.
A igreja de esqueletos é verdadeiramente uma arte espetacular e segundo relata a história o abade Henry em 1278 foi enviado para a Palestina ( Terra Santa ) em uma missão diplomática pelo Rei Otakar II da Boêmia e quando voltou trouxe com ele uma pequena quantidade de terra que tinha retirado do Calvário (nome dado à colina que na época de Cristo ficava fora da cidade de Jerusalém, onde Jesus foi crucificado) e aspergiu sobre a Capela, conseqüentemente o cemitério ficou famosos em toda a Europa pelo ato despertando o interesse de pessoas ricas que queriam ser enterradas lá. O local de culto foi considerado então como um cemitério sagrado.
Dezenas de milhares de corpos foram enterrados no Ossuário Sedlec em meados de 1318, em meio as pragas e as guerras. Dois séculos depois, os ossos foram exumados para dar caminho para mais enterros.
Em 1870, František Rint , um carpinteiro foi contratado pela família Schwarzenberg para colocar as pilhas de ossos em ordem e o macabro resultado de seu esforço fala por si.Um dos mais fascinantes trabalhos artísticos dentro do Ossuário Sedlec é o grande lustre de ossos que se encontra no centro da Igreja de Ossos. O imenso lustre contém pelo menos um de cada osso humano e está suspenso no centro guirlandas de crânios, outra obra impressionante é o brasão de armas da família Schwarzenberg que também é feita de ossos humanos.
VÍDEO
Nenhum comentário:
Postar um comentário